terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CONHECENDO A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO - Barreiras Arquitetônicas para pessoas com deficiência - (Foco Def. Visual)


CONHECENDO A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO


A cidade de Tubarão tem sua localização privilegiada. Próxima ao mar, à serra e às águas termaise, é cortada pela rodovia BR-101 e pelo rio Tubarão de sul a leste, que em seu percurso vai desembocar na Lagoa Santo Antonio, em Laguna.
Data de criação do município
27/05/1870
Gentílico
tubaronense
População em 2010
Eleitores
Área da unidade territorial
Atualmente governado pelo Prefeito  Felipe Luiz Colaço.
   A história de Tubarão começa em 1774, com a doação de duas sesmarias ao Capitão João da Costa Moreira, o seu pioneiro fundador. O lugar conhecido como Paragem do Poço Grande, era ponto de parada para os tropeiros que desciam da região serrana com mulas carregadas de queijo, charque e outros produtos. Em 27 de maio de 1870, o presidente da Província sancionou a lei nº. 635 que criou o município de Tubarão, território desmembrado de Laguna. Em seguida recebeu levas de imigrantes portugueses: açorianos e vicentistas. Durante a década de 1870, registraram-se três importantes fatos: a imigração européia com predominância de italianos, seguida de alemães e outras nacionalidades.
    O topônimo Tubarão deriva do cacique Tuba-Nharõ (do tupi-guarani = pai feroz), nome que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade. Tubarão também é conhecida como Cidade Azul.
}  Em 1903, José Maria Gnecco e sua mulher Bernardina Conceição,
}  doaram um terreno para a construção de um Hospital ou casa de Misericórdia.
}  Em 3 de Maio de 1906, foi solenemente inaugurada.
}  Hoje o Hospital conta com aproximadamente 435 leitos, incluindo o centro de cirurgia e emergência.
}  O Hospital e Maternidade Socimed surgiu do anseio de um grupo de médicos em construir um hospital cujo foco principal estaria voltado para um ambiente de trabalho humanizado e de excelência, mudando os conceitos de serviço de saúde até então utilizados.
A construção foi iniciada em 4 de janeiro de 1999.
}  As atividades começaram efetivamente em 12 de maio de 2003, inaugurando a Unidade A, com 17 apartamentos num total de 25 leitos sendo ampliada gradativamente ao longo dos anos.
}  A comunidade tubaronense conta hoje também com uma Clínica particular que atende toda a Amurel (Pró – Vida),  mais 25 ESF ( Estratégia de Saúde Familiar), sendo uma rede de saúde pública (PSF) três clínicas especializadas:
}  * Dr. Arnaldo Bitencourtt (Beck)
}   * Clínica do Humaitá
}  * Policlínica Central no bairro Oficinas.
}  * CAES ( Atend. Doenças infectocontagiosas)
}  * CAPS ( Atend. De Transtornos Psiquiátricos)
}  * NASF ( Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
Sendo que para 2013, aguardamos o término da construção do Centro de Atendimento 24h, mantido pela Prefeitura Municipal
}  Tubarão um pólo de convergência de todas as vias de comunicação, motivou a formação de um centro estudantil que atendia uma clientela da região, que necessitasse freqüentar cursos mais elevados. Na década de l930 sobressaiam o Colégio São José (l895) e o Grupo Escolar Hercílio Luz (l920), na em l94O, o Ginásio Sagrado Coração de Jesus, depois Colégio Dehon e na década de l950, a Escola Técnica do Comércio.
}  Deste quarteto, com modalidades específicas de ensino, atraia estudantes do sul catarinense, formando, assim, a base ativa e histórica para a criação e desenvolvimento de cursos de nível
}  superior que iniciou pelo IMES (l964), transformado em FESSC (l967) e finalizando na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.(l989).
}  O Ano de 1898 é um marco especial, com a criação da Biblioteca pública e Arquivo Público, por iniciativa do visionário
}  Superintendente João Cabral de Mello. Em 1941, o prefeito Marcolino Martins Cabral, aproveitando decretou a criação da Biblioteca Olavo Bilac.
}  Instalada na sede da Prefeitura, teve também, vida itinerante.
}  Passou por percalços e desleixos. Porém, sua maior perda ocorreu no ano de 1988.
}   Hoje a biblioteca esta localizada no Centro de Cultura Municipal.
}  Atualmente Tubarão conta com 21 escolas municipais, 26 escolas estaduais de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos (CEJA), 7 escolas particulares, 2 escolas de atendimento a pessoas deficientes ( Apae e Vida e Arte), a COMBEMTU – uma Associação que atende crianças carentes e em situação de risco além da Associação Tubaronense para Integração do Deficiente Visual (ATIDEV) que possui 55 pessoas com baixa visão e cegas cadastradas sendo que dessas 28 frequentam a associação regularmente participando de projetos voltados ao esporte, a informática e a iniciação de Braille e Sorobã.
}  O município possui 14  Salas de Recursos Funcionais, sendo que dessas 3 ainda em desuso.
}  Regidas pelo estado temos: 3 SAEDES e 1 Sala Multifuncinal onde os alunos são atendidos pelos profissionais AEE.
}  Números de alunos cegos e com baixa visão atendidos pelas escolas municipais, estaduais e particulares.
}  Não existem estatísticas oficiais atualizadas na cidade de Tubarão quanto ao números de pessoas com deficiência visual.
}  Segundo dados extra-oficias da ATIDEV existem 2000 pessoas com deficiência visual em Tubarão.
}  Assim como o Museu Ferroviário Tubarão conta com outros pontos históricos como:
}  * Vila dos Engenheiros ( hoje Paço Municipal);
}  * Casario na Margem do Rio;
}  * Museu Willy Zumblick;
}  * Casa da Cidade;
}  * Casa da Cidadania;
}  * Monumento da Anita Garibald;
}  * Igreja Matriz São José Operário onde encontram-se obras do artista tubaronense Willy Zumblick e a Torre da Gratidão, um monumento que foi  construído ao lado da Catedral em agradecimento a reconstrução da cidade de Tubarão após a trágica enchente de 1974.



 BARREIRAS ARQUITETÔNICAS

Calçadas irregulares e danificadas/ Centro - TB

Obstrução de passagem de pedestres.

Estabelecimentos comerciais sem rampa de acesso

Edifício Comercial sem rampa de acesso.

Entrada e saída de ponte pencil bloqueadas para cadeirantes,
 obesos e idosos.



      Considerações finais

}  O presente trabalho foi realizado na cidade de Tubarão – SC.
}  Os  dados coletados quanto ao número de pessoas com deficiência visual  são extra-oficias pesquisados junto a ATDEV, sendo que as secretarias procurados tanto da educação (municipal e estadual) e Assistência Social ou não souberam dar a informação e outras se negaram.
}  Sendo esta portanto o maior entrave para que a pesquisa fosse realizada na íntegra.



Acadêmicas:
}  Bruna
}   Cintia
}   Iara
}  Maria Helena
}  Simone
}   Soraia
          Tatiana


Um comentário:

  1. Trabalho realizado na disciplina de Atendimento e Avaliação de pessoa com deficiencia visual - professora Cléia - postado pela acadêmica Soraia Campos

    ResponderExcluir