sábado, 1 de dezembro de 2012

DEFICIENTES VISUAIS EM CAPIVARI DE BAIXO


O município de Capivari de Baixo –SC - está situado na região da AMUREL (Associação de Municípios da Região de Laguna) que é composta por 17 municípios, cujo centro é Tubarão.
Data de fundação: 30 de março de 1992.
Data festiva: 30 de março (aniversário da cidade).
Principal atividade econômica: Geração de energia termelétrica a partir do carvão.         
População: 21.674 habitantes.
População Urbana:19.816.
População Rural: 1.858.
Colonização: Açoriana.
Principais etnias: Açoriana.
Área: 53,164 km2.
Cidades próximas: Tubarão, Gravatal, Imaruí, Laguna, Jaguaruna e Pescaria Brava.
A origem do nome Capivari de Baixo vem do significado da palavra "Capivary", que no dicionário Tupi-Guarani, de Silveira Bueno, significa Rios das Capivaras. A este rio os índios denominam "Capivary" e assim deu origem ao nome. Capivari de Baixo surgiu em função de esta ser a parte final do rio que tem nascente no município de São Bonifácio.
Esses dados foram obtidos no site da prefeitura municipal de Capivari de Baixo.

DADOS DE DEFICIENTES VISUAIS

Tarefa árdua e cansativa descobrir o número de habitantes com deficiência visual em Capivari de Baixo.

PASSOS DA PESQUISA

1º PASSO: acessamos ao PAR indicado pela professora, não encontramos dados.
2º PASSO: em uma reportagem on line “Cidades não promovem a inclusão” cita alguns dos problemas enfrentados diariamente por quem tem algum tipo de deficiência como: calçadas irregulares, inclinação acentuada das ruas e falta de rampas de acesso, entre outras.
Também, há uma tabela com dados do censo 2010/IBGE:

VISUAL
AUDITIVA
MOTORA
INTELECTUAL
Armazém
1.328
476
688
96
CAPIVARI DE BAIXO
3.956
1.357
1.894
294
Imbituba
8.778
2.605
3.714
576
Jaguaruna
3.014
1.052
1.583
257
Laguna
9.285
3.107
5.138
807
FONTE: Dados do Censo 2010/IBGE
Dados disponíveis em:

3º PASSO: fomos à Assistência Social: não possui registros.
4ª PASSO: fomos ao Pronto Atendimento falar com a enfermeira responsável: não possui registro, sugeriu que fôssemos falar com as agentes comunitárias nos 8 (oito) PSF do município.
5º PASSO: Fomos primeiro ao PSF próximo a nossa casa.
Constancia foi 3 vezes no PSF (Centro II) até que consegui falar com 4 das 6 agentes comunitárias que atuam lá, foram gentis e informaram a presença de 5 (cinco) pessoas com baixa visão, ficaram na dúvida em 1(uma) pessoa, pois ora falavam que era totalmente cego e ora que ainda enxergava alguma coisa.
Solicitei a secretária desse PSF o telefone dos outros PSF(s), verifiquei que há 9 (nove) PSF registrados.
Maria Aparecida foi duas vezes no PSF (3 de maio), próximo à sua casa: não foi possível entrar em contato com as agentes pois os horários disponíveis não coincidiam.
6º PASSO: Constancia tentou ir em mais dois PSF, o primeiro (PSF – Centro I) as agentes comunitárias estavam em reunião, a secretária pediu para que fosse mais tarde,  no outro (PSF – Santa Lúcia) cheguei às 8:30 horas num dia chuvoso e elas já haviam saído.
De volta, às 10:30 horas, no PSF (Centro I) ainda continuavam em reunião.
7º PASSO: Constancia foi à Secretaria da Educação no mesmo dia e também estavam em reunião.
8ª PASSO: Telefonamos para as 4 escolas da rede estadual e como conhecemos as diretoras conseguimos os dados por telefone: só há 1 aluno com baixa visão matriculado na EEB Teresa Martins Brito.
9º PASSO: Fomos novamente à Secretaria da Educação falar com a responsável da Educação Especial:     há 3 alunos (2 com baixa visão e 1 com miopia profunda) em duas escolas municipais. Todos eles têm o acompanhamento de segundo professor.
10º PASSO: Ficamos sabendo que há um moço “Tiaguinho” cego que estuda em Tubarão. Também há a mãe de uma professora da APAE que é cega.
11º PASSO: Desistimos de ir aos PSFs e verificando no site da prefeitura para falar sobre o município, verificamos que não há apenas 8(oito) PSFs no município e sim 10, vejam se nem a enfermeira chefe do pronto atendimento tem dados corretos de PSF em Capivari quem dera de pessoas cegas ou baixa visão.
12º PASSO: Acessamos o site do IBGE e conseguimos os seguintes dados:
Deficiência visual – não consegue de modo algum – 149
Deficiência visual – grande dificuldade – 685
Deficiência visual – alguma dificuldade – 3122
Total - 3956
IBGE – Censo Demográgico. Disponível em: www.censo2010.ibge.gov.br/amostra Acesso em 18/05/2012
Nota-se que o total de pessoas com deficiência visual fecha com o número da reportagem do notisul.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Constata-se a falta de dados das pessoas com deficiência, ficando implícito a falta de políticas públicas para essa parcela da população.
Questionamos, também, os dados do IBGE: pois um município com 21.674 habitantes ter 3.956 pessoas deficientes visuais equivale a 18,25%, ou seja, 1/6 de toda a população.
Nós, que moramos em Capivari de Baixo, não entendemos como foi questionado durante o censo demográfico. Será que levaram em conta as pessoas que usam óculos e que não devem ser consideradas deficientes visuais.
Como promover a inclusão social se algumas secretarias municipais não sabem as necessidades da população.
Quanto aos alunos com essa deficiência a secretaria da educação possui os dados.
 Trabalho realizado pelas acadêmicas Constancia Patricio Fretta e Maria Aparecida Martins Rodrigues, 5º semestre, Educação Especial, UNISUL, Tubarão.
Professora: Cléia Demétrio Pereira

9 comentários:

  1. Parabéns meninas! Os resultados obtidos nessa pesquisa nos ajudam compreender a realidade e contribuir para a transformação da mesma. O exercício da pesquisa, enquanto acadêmicos que produzem, contribui para a evolução da ciência e compreender a realidade que vivemos, participando dela efetivamente.

    Profª Cléia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através das pesquisas feitas em campo pude observar que as pessoas ainda tratam o deficiente como coitado e não é assim eles podem aprender basta nos adaptarmos e estar sempre buscando. Cada um tem o seu tempo de aprendizagem, então não espere por ninguém. Sejamos nós a diferença para essas pessoas.

      Acadêmica: Maria Helena

      Excluir
  3. que legal...essa equipe arrasou...
    adimar

    ResponderExcluir
  4. Esse trabalho foi realizado por todos da turma cada uma em suas respectivas cidades e serviu para que cada um de nós tivesse conhecimento de sua própria realidade. O Trabalho de nossas amigas Constancia e Mº Aparecida foi muito bom tanto o conteudo como a apresentação. Meninas vocês esão de parabéns.
    Acadêmica Simone Medeiros.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo belo trabalho meninas... sucesso ...

    ResponderExcluir
  6. Meninas parabéns pelo trabalho,a deficiência visual é o comprometimento parcial ou total da visão, podendo ser classificado como baixa visão, próximo a cegueira e cegueira segundo a (OMS) Organização Mundial da Saúde.
    Admiro os professores que atuam com alunos DV, considero difícil, pois numca tive a oportunidade, mas tenho a experiência, pois convivo com meu pai que predeu a visão de um olho devido a um "FUNGO" que pegou e nem sabe como, perecebo a insegurança dele ao atravessar uma rua, ao se alimentar em ambientes publicos, enfim...
    Parabéns a todos que realizam este trabalho maravilhoso...

    Andréia Ricardo Garcia Pacheco - Acadêmica do Curso de Ed. Especial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns!!! meninas pelo trabalho realizado sobre deficiência visual e baixa visão...

      Acadêmica: Iara Cristina Duarte
      Curso: Licenciatura de Educação Especial

      Excluir